Refrigeração Spengler

Notícias

Pré-instalação e esperas de ar condicionado para novos imóveis

A construção civil é um dos setores que mais cresce no Brasil. O desenvolvimento deste mercado trouxe facilidades em linhas de crédito, fazendo com que mais brasileiros conquistem o sonho da casa própria. E para atender a demanda, as construtoras estão padronizando alguns itens nas novas moradias, como é o caso das pré-instalações para ar-condicionado split.

Esta nova opção traz agilidade para o usuário que pensa em adquirir um ar condicionado split na casa nova.

1. O que é uma pré-instalação para ar-condicionado?

É a prática que consiste na organização prévia de pontos de espera para receber um ou mais aparelhos de ar condicionado em imóveis residenciais ou comerciais, sem que seja necessário qualquer intervenção na alvenaria, elétrica, hidráulica, pinturas ou acabamentos. A pré-instalação engloba aspectos diversos do sistema de ar-condicionado split, como fiação elétrica, dreno e tubulação, fazendo interface com os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico, razão pela qual é prudente que seja definida ainda na fase de projetos da obra.

2. Quais os benefícios das pré-instalações?


Uma pré-instalação criteriosa, definida e executada com responsabilidade, contendo os tubos de cobre nas bitolas e espessuras adequadas ao dimensionamento da carga térmica do ambiente, conduítes com alma interna lisa e cabo guia de aço, espera elétrica com cabos dimensionados para a carga do condicionador, proteção elétrica por disjuntor individual para cada condicionador de ar, e com rede para escoamento da drenagem resultante da condensação, em direção ao esgoto pluvial e realizada em tubos de PVC com bitolas igualmente adequadas ao volume e distância do escoamento de água, traz agilidade para o técnico na hora de instalar o aparelho e, consequentemente, para o usuário.

3. Quais os pontos negativos?


Quando feita sem critérios e sem acompanhamento técnico, as consequências podem ir desde a necessidade de remoção dos tubos e demais materiais aplicados na obra, com necessidade de quebra da alvenaria e remoção de acabamentos cerâmicos para a colocação de uma pré-instalação adequada ao condicionador ar, ou modificações de posicionamento da espera junto a unidade interna, onde também se faz necessário a quebra da parede de alvenaria, ainda que em menor escala. Outra situação da falta de acompanhamento técnico é a possibilidade de amassamento ou furo nos tubos de cobre instalados dentro da alvenaria, prejudicando o rendimento ou impedindo o funcionamento do condicionador de ar.


Fonte: Web Arcondiconado


Galeria

Comentários


(49) 3622-3644
refrigeracaoshotmail.com

Rua Marcilio Dias, 2808 - São Luiz
Perto da Reunidas
São Miguel do Oeste (SC)
89900-000

© Refrigeração Spengler. Todos os direitos reservados